sábado, 10 de agosto de 2013

Os 10 passos para ser um babaca em uma sessão de cinema.

Como cinéfilo inveterado, costumo ir ao menos duas vezes por semana ao cinema. E como todo bom frequentador, sei que entrar na história e esquecer, por algumas poucas horas, que existe um mundo fora daquele que está sendo apresentado na telona faz parte do divertimento proporcionado pelo filme. 

Assim, listo abaixo as coisas mais irritantes e incômodas que as pessoas podem fazer para destruir uma boa e completa diversão:

1- Deixar para escolher o filme que vai assistir exatamente na hora em que irá comprar os ingressos: devemos lembrar que em um cineplex existem diversos filmes sendo exibidos, diversas sessões e diversos horários. E muitas das pessoas que estão atrás de nós na fila estão com suas escolhas em vias de começar. Deixar para escolher o filme de última hora acarreta atrasos e inconvenientes aos demais frequentadores, o que acarreta o que virá no próximo tópico.

2- Chegar após o início do filme: além de ser um incômodo para quem teve o cuidado de chegar mais cedo, chegar atrasado em uma sessão onde a sala já em quase total escuridão (exceto pelo brilho da tela) pode tornar perigosa a experiência de andar entre as fileiras de assentos ocupados, o que pode ocasionar acidentes diversos, tais como pisões nos pés alheios e refrigerantes derramados.

3- Sentar propositalmente em um assento não previsto para você no ingresso: esta é para as salas que vendem ingressos com assento marcado. Mesmo que a sala esteja vazia e você não se importe em sentar-se em qualquer lugar, existem pessoas que se importam e exigem que as coisas sejam feitas como o combinado. Assim, evite discussões desnecessárias.

4- Conversar durante o filme: sou contra a pena de morte no Brasil, mas abro uma exceção para quem resolve abrir a boca para comentar algo esdrúxulo para o seu acompanhante durante uma sessão de cinema,  um dos atos mais abomináveis, não interessando o conteúdo do assunto. O fato de o espectador ter sujeitado seu tempo a estar em uma sala de cinema, subentende-se que o mais importante naquele momento é assistir ao filme. Para ele e para todos ao seu redor. É incrível a capacidade de alguns em não conseguir segurar a língua.

5- Mexer no celular depois do início da sessão: o brilho da tela dos aparelhos é algo que incomoda (e muito!) quem está sentado próximo. O incômodo afeta, principalmente, as pessoas das fileiras de trás. Se você é do tipo que não consegue abandonar o whatsapp, ou gosta de consultar o IMDB para saber que outro filme aquele ator participou, ao menos tenha o prévio cuidado de reduzir o brilho da tela.

6- Caçar briga com outro frequentador da sala: sim, este é um fato recorrente. Principalmente entre aqueles que adotam comportamentos não condizentes com o público de um cinema e àqueles que querem assistir em paz o filme. A solução é simples: levante-se e reclame com o gerente. Explique a ele a situação e exija uma resposta imediata. É melhor do que resolver por conta própria o inconveniente, se tornando um inconveniente para os demais.

7- Prever qualquer ação na cena, em voz alta: mesmo que seja insuportável guardar pra si só o que você acha que vai ocorrer em seguida (sabendo que é apenas a sua opinião e que isso não seria um spoiler pra quem está próximo), o fato é que conversar no cinema, como dito anteriormente, é abominável.

8- Levantar-se para ir embora logo após o início dos créditos: o envolvimento do telespectador com o filme em questão requer um desapego, um retorno gradativo à realidade. E isso deve ocorrer de forma gradativa. Não é atoa que as luzes do cinema se acendem lentamente. Levantar-se de forma brusca para ir embora é desrespeitoso não apenas para quem está assistindo com você ao filme escolhido, como também para a equipe técnica, que ralou muito durante a produção daquela obra, e que gostaria de saber que alguém no mundo leu seu nome durante os créditos finais. Além disso, muitos dos filmes apresentam durante este momento o melhor de suas trilhas sonoras, fazendo com que esperar a rolagem dos créditos muitas das vezes valha muito à pena.

9- Sair da sala comentando com seu acompanhante o final do filme: é bem legal discutir o filme após assisti-lo, mas vale lembrar que é importante estar em uma distância segura de seu local de exibição. O motivo é óbvio: existem pessoas esperando para ter a mesma experiência que você, na fila do cinema.

10- Depois de ver o filme, contar partes importantes para as pessoas que ainda não assistiram: isso é algo abominável. Retira a esperança da pessoa em ter a mesma experiência que você teve ao ver o filme pela primeira vez. E apesar de conhecer muita gente que alega não se importar em saber de algo, sempre que posso, evito soltar os famosos spoilers, me limitando a narrar um breve resumo do enredo, ou tratar de caráteres puramente técnicos.
Assim, observe essas dicas e tente fazer da experiência de assistir a um filme uma coisa séria. Nada é mais prazeroso do que deixar-se envolver em uma ficção e esquecer, pelo menos por algum tempo, os problemas de sua própria vida real.

0 comentários:

Postar um comentário