quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Trilogia da escuridão - Vampiros de verdade.

   Com esse boom com a personagem do vampiro, nos últimos anos, muitos livros foram escritos, muitos filmes produzidos e até séries totalmente voltadas para o mundo dos sanguessugas foram criadas.
   Em meio a toda essa produção, uma trilogia se perdeu na mídia, e não chegou a fazer parte do aclamado mundo em que estão figuradas “obras” como Crepúsculo e Vampire Diaries.  Já falei sobre a figura do vampiro aqui, mas ainda não falei sobre essa trilogia impressionante, que mostra o melhor dos vampiros, desde sua origem até a dominação sangrenta do mundo todo.

   É a Trilogia da Escuridão, produzida a quatro mãos, pelo escritor Chuck Hogan e pelo diretor cinematográfico/escritor Guillermo Del Toro. Tenho certa paixão pelo Guillermo Del Toro, pela direção de O Labirinto do Fauno, que é um dos melhores filmes já produzido. E a Trilogia da Escuridão não deixou nada a desejar às minhas expectativas.


   A história se passa, principalmente, em Nova York, que é o cenário escolhido pelos vampiros para começarem uma dominação mundial.  No primeiro livro, Noturno, há a apresentação dessas criaturas, que são terríveis, irracionais e carnívoras. As regras dos vampiros de Hogan e Del Toro são um pouco diferentes das clássicas regras vampirescas. Os vampiros da Trilogia da Escuridão são divididos entre os antigos e os novos, os que são racionais e manipuladores e a maioria, que são animais instintivos e violentos.

   No segundo livro, Noite Eterna, dividido por datas, pode-se notar quais são os planos de dominação vampírica. E os personagens caçadores são geniais.  O vampirismo é tratado como uma epidemia e o personagem principal é um imunologista famoso. Também temos um caçador de vampiro clássico e um controlador de pragas (que mata ratos por toda Nova York e é o melhor personagem de todos, talvez por ser despido de sentimentalismos que atrapalhem suas decisões).

   O último livro, A Queda, está na minha prateleira, aguardando sua vez na fila de leitura, portanto ainda não faço idéia de quem caiu, vampiros, ou homens. 

   O interessante na Trilogia da escuridão é a maneira como Hogan e Del Toro uniram mundo moderno, vampiros, valores familiares, história, preconceitos, e sangue, muito sangue. Fica a dica de uma história que vai cair nos cinemas em alguns anos e ainda é tão obscura entre os amantes de vampiros, que me surpreende.


   E um Book Trailer pra finalizar. 


1 comentários: